
 

 

20 

 

CONSTRUINDO O CONSENSO: A ATUAÇÃO DE O GLOBO COMO 

VULGARIZADOR DAS IDEIAS NEOLIBERAIS (1989-2002) 
 

João Braga Arêas
1
 

Resumo 

Neste artigo, analisamos a cobertura de O Globo entre 1989 e 2002, destacando o apoio 

do jornal às privatizações e ao programa neoliberal. O periódico procurou justificar as 

desestatizações disseminando uma determinada visão de Estado e de mercado. 
 

Palavras-chave 

O GLOBO – Imprensa - Privatizações NEOLIBERALISMO. 
 

Abstract 

In this article, we analyze the coverage of the journal O Globo   between 1989 

and 2002, highlighting the support of the official to privatisation and the program. The 

journal has sought to justify the privatization spreading a certain vision of state and 

market. 
 

Key words 

O Globo – Privatization – Press - Neoliberalism 

No Brasil da virada dos anos 70 para os 80, um crescente número de associações 

empresariais se aglutinou entorno do antiestatismo, formulando projetos de cunho 

privatista. Entidades como a Federação Brasileira dos Bancos, a Federação das 

Indústrias de São Paulo e o Instituto Nacional de Altos Estudos (organizador do Fórum 

Nacional) passaram a defender políticas de desestatização. No restante do mundo, as 

idéias neoliberais ganhavam destaque, em especial a partir dos governos Thatcher, da 

Inglaterra, e Reagan, dos Estados Unidos.
2
 

As Organizações Globo – maior conglomerado midiático do país – atuaram em 

sintonia com as referidas associações empresariais, empenhando-se em disseminar 

valores neoliberais, mostrando-os como interessantes para toda a “nação brasileira”. Em 

nossa pesquisa, analisamos especificamente o jornal O Globo, de 1989 – ano da eleição 

de Fernando Collor de Melo – a 2002 – vitória do petista Luís Inácio Lula da Silva, 

procurando compreender de que maneira a cobertura do periódico favorecia a 

construção de um consenso entorno do neoliberalismo, conferindo maior ênfase às 

matérias referentes às privatizações. 

O jornal O Globo foi considerado como um “partido” de amplas frações das 

classes dominantes, em especial do grande capital, multinacional e associado. Partindo 

das formulações de Antônio Gramsci, entendemos que um “partido” é sempre expressão 

de um grupo social. Partidos políticos, sindicatos, clubes, jornais e revistas são 
 
 

1
 Doutor em História (UFF). Professor do Colégio Pedro II e do Centro Universitário Geraldo Di Biasi 

(UGB). 

2
 ANDERSON, Perry. “Balanço do neoliberalismo” IN SADER, Emir e GENTILI, Pablo. Pós- 

neoliberalismo – as políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995, SILVA, Carla 

L. Veja: indispensável partido neoliberal (1989 a 2002). Tese de Doutorado em História. Niterói: UFF, 

2005, DREIFUSS, René Armand. O jogo da direita. Rio de Janeiro: Vozes, 1989.  



 

 

21 

 

“partidos” das classes ou frações de classe, contribuindo para que estes tenham um 

caráter mais homogêneo (tem função diretiva e organizativa) e permitindo que o grupo 

social difunda suas crenças, valores e perspectivas, de modo a torná-las hegemônicas 

(tem função pedagógica).
3
 

O Globo atuou pedagogicamente, buscando popularizar o discurso neoliberal, 

apresentando-o como interessante para toda a “nação” (que, no âmbito discursivo, deixa 

de ser um espaço contraditório e conflitivo). O jornal procurou generalizar os interesses 

de algumas frações das classes dominantes, mas declarava-se “independente” e 

“imparcial”. Preconizava ser apenas um veículo informativo, que se limitava a noticiar 

os fatos de “maior relevância” aos seus leitores. Esse aspecto tornava o “partido” O 

Globo mais eficaz que outras associações empresariais: afinal, o periódico disseminava 

o projeto privatista enquanto supostamente fazia a cobertura do que acontecia no país e 

no mundo. O poder de convencimento do jornal é maior do que o de associações como 

Fiesp e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, cujos vínculos de classe são mais 

explícitos. 

Em todo o período pesquisado, O Globo não se apresentou como “parte 

interessada” dos processos políticos que noticiava. Tratar-se-ia de um órgão que cobria 

o meio político e os conflitos sociais sem se confundir ou se envolver com os mesmos. 

Entretanto, o jornal ocultava que as Organizações Globo tinham interesses diretamente 

ligados às privatizações, especificamente do Sistema Telebrás. O fim do monopólio 

estatal das telecomunicações implicava em novas oportunidades para o conglomerado 

no setor. Nesse sentido, ao procurar forjar um consenso entorno do neoliberalismo, O 

Globo defendia os interesses empresariais das Organizações Globo, da qual fazia parte. 

Nossa pesquisa se iniciou em 1989, ano em que ocorriam eleições presidenciais, 

as primeiras desde o início da ditadura militar. Nesse pleito, um candidato, Fernando 

Collor de Mello, do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), declarava-se abertamente 

favorável ao script neoliberal e às privatizações. Seu principal oponente, que também 

chegou ao segundo turno, Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), 

tinha orientação política diametralmente oposta, com uma plataforma de esquerda, com 

perspectivas socialistas (que constavam em seu programa). De acordo com Francisco de 

Oliveira, “o segundo turno eleitoral foi uma guerra de classes”, vide o apoio da Fiesp e 

da Febraban a Collor e o da Central Única dos Trabalhadores (CUT) a Lula.
4
 

O Globo procurou favorecer Collor de diversas maneiras. Uma delas foi veicular 

uma imagem do candidato próxima daquela transmitida pela própria campanha feita 

pelo PRN: Collor seria um candidato jovem, dinâmico, corajoso, fora do corrupto jogo 

político-partidário. Nesse sentido, o jornal veiculava fotografias do candidato fazendo 

atividades esportivas, como cooper. Um exemplo foi a imagem de capa na qual Collor 

saltava uma cerca de pouco mais de um metro, acompanhada da frase: “em São Luís, 

Collor pula cerca para chegar mais rápido na Praia de Calhau”. Além da imagem 

jovial, o candidato do PRN aparecia propositivo nas manchetes, como em: ““PRN faz 

propostas de combate a inflação”, “Em Itaguaí, Collor promete incentivar Pólo”, 
 

 

  
3
 GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 

1989, GRAMSCI, Antônio. Cardernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 

VI.2. Caderno24 (1934). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. 

4
 OLIVEIRA, Francisco. Collor: a falsificação da ira. Rio de Janeiro: Imago, 1992.p.17. 



 

 

22 

 

“Collor promete prioridade à agricultura”, “Se eleito, Collor terá dois alvos: estatais e 

monopólios”.
5
 

Com frequência, as páginas do jornal ressaltavam o sucesso da campanha de 

Collor pelo Brasil, a recepção “calorosa” e os apoios recebidos: “Collor aplaudido na 

terra de Lula”, “Militantes do PRN reacendem campanha pelas ruas do Rio”, 

“„Coloridos’ fazem carreata na Zona Sul”, “Militantes lotam o Santos Dumont”, “Em 

Nova Iguaçu, muito entusiasmo” e “Fernando Collor empolga o Sul da Bahia”.
6
 

O sistemático ataque aos adversários de Collor foi outra maneira de favorecê-lo. 

Analisando as matérias referentes ao PT, percebe-se que o jornal se empenhou em uma 

campanha difamatória visando prejudicar Lula. Esta campanha era composta por 

diferentes tipos de reportagens, como aquelas que denunciavam casos de corrupção dos 

petistas: “TSE apura origem de fundos para eleger Lula”, “Governo acusado de 

financiar PT”, “Mais denúncias contra o PT” e “Secretário Geral do PT será 

processado”. Mais abundantes ainda eram as manchetes referentes à “agressividade” 

dos adeptos do PT, como em “Afif é hostilizado por petistas em Belém”, “Grevistas do 

PT invadem gabinete de Maílson [da Nóbrega]” e “Em São João de Meriti, um tiro, 

gritos e correria”. Nesta última reportagem, afirmava-se que um simpatizante do PRN 

dera um tiro “para conter petistas e brizolistas que, enfurecidos, rasgavam placas e 

cartazes do adversário”. 
7
 

A desqualificação do candidato petista era marcante em os todos “cadernos” do 

jornal, incluindo aqueles supostamente menos políticos, como “esportes” e “segundo 

caderno” (ligado a temas culturais). Os editoriais, presentes em diferentes páginas do 

periódico, incluindo a capa, também atacavam Lula e seus aliados. De todas as matérias 

analisadas de O Globo, seguramente a mais mirabolante era a que veiculava as 

denúncias de uma professora de 23 anos chamada Valéria da Silva. Com o título 

“Professora denuncia plano anti-Collor”, o texto explicava que o jornal teve acesso às 

declarações de Valéria à Polícia Federal através de um advogado do PRN. Nelas, a 

professora informava ter sido convidada por um “guerrilheiro” conhecido como 

“Sagarana” a integrar uma organização que pretendia assassinar Collor e outras 

personalidades, como o governador Moreira Franco e o ruralista Ronaldo Caiado. 

Valéria afirmou já ter feito parte do grupo e com ele ter ido ao Líbano. Ao saber que o 

grupo promovia a viagem com o intuito de realizar um treinamento de guerrilha no país 

árabe, retornou ao Brasil. No penúltimo parágrafo da matéria, informava-se que o 

passaporte da professora não continha os registros da viagem que ela alegava ter 

realizado. A matéria mostra o quão longe o jornal foi em sua campanha anti-Lula, 

aceitando publicar denúncias claramente inverídicas.
8
 

Logo após a vitória de Collor, o jornal não escondia a alegria, como se percebe 

no editorial de capa: “UM GRANDE e imenso suspiro de alívio perpassa o país...” – 

como se as 37,86% das pessoas que votaram no petista não fizessem parte do país 
 

 
 
 

5
 O Globo, 2/20/2989.p.1 e 3, 25/10/89.p.5, 7/12/89.p.3, 9/12/89.p.5, 16/12/89.p.11 

6
 O Globo, 31/10/89.p.5, 3/12/89.p.7, 3/12/89.p.16, 7/12/89.p.6 e 28/10/89.p.5 

7
 O Globo, 19/10/1989.p.5, 17/10/89.p.2, 4/11/89.p.1, 12/12/1989.p.8, 20/10/1989.p.5, 21/11/89.p.1, 

22/11/89.p.1 (grifos nossos) 

8
 O Globo, 6/12/1989.p.6 



23 

 

 

 

(Collor obteve 42,75% dos votos). Logo em seguida a eleição, o jornal passou a 

publicar uma série de matérias defendendo o receituário neoliberal e as privatizações.
9
 

A partir do governo Collor, uma série de desestatizações foi promovida nos anos 

90. A principal contribuição de O Globo à campanha privatista não foi feita através das 

coberturas específicas sobre as vendas das empresas públicas. Mais importantes foram 

as seguidas matérias, anteriores e concomitantes às desestatizações, que procuravam 

consolidar uma determinada imagem do Estado, das agências estatais e dos funcionários 

públicos. 

Muitas matérias destacavam as dificuldades financeiras das empresas estatais, 

casos de corrupção em seu interior e seus maus serviços. Algumas reportagens tinham 

um caráter panorâmico, tratando das empresas públicas como um todo. Este é o caso de 

“A máquina estatal está emperrada”, de 1990, que destacava que “o novo Governo 

[Collor]” encontraria na “burocracia administrativa o seu maior adversário”. Um texto 

de 1992, intitulado “Estado ineficiente é grande obstáculo”, sustentava que o governo 

era ineficiente na prestação de serviços e insumos. Os funcionários públicos também 

eram temas recorrentes das matérias, como em “No serviço público, um paraíso de 

‘marajás’”, “Mordomias: um festival de gastos por todo o país”, “Governo diz que só 

demitirá ociosos”. Os editoriais reforçavam o coro antiestatista, criticando o que 

chamavam de “nova aristocracia, “estatocratas”, “mandarinato corporativista”, 

“buroestatocracia”, “condôminos” de um “Estado patrimonial” com “direitos 

especiais”.
10

 

Com matérias e editoriais deste teor, O Globo procurava situar a “reforma do 

Estado” como questão central da pauta dos governos dos anos 90 e também criar um 

ambiente ideológico favorável às privatizações. O jornal legitimava as desestatizações 

ao preconizar que o Estado era um “gigante” descontrolado, que as estatais eram 

obsoletas e que os funcionários públicos eram “privilegiados” (o jornal recorreu ao 

termo “marajá” – criado pela campanha eleitoral de Collor – ao longo de toda a década). 

Nessa empreitada, O Globo deliberadamente descartou certas temáticas que 

poderiam comprometer a representação de Estado que procurava difundir. Praticamente 

ocultou o papel histórico das estatais em subvencionar o capital privado, o que 

contribuiria para a compreensão das dificuldades financeiras daquelas empresas e para 

desmascarar a ideia de que o Estado defende os interesses de “si mesmo”. Tendeu a 

igualar um grupo muito reduzido de funcionários públicos bem remunerados ao 

conjunto dos servidores, que, não raro, recebem salários reduzidos. Ademais, o jornal 

não ressaltou que a despesa com a folha salarial do funcionalismo tinha um peso muito 

menor no orçamento governamental do que o pagamento dos juros das dívidas interna e 

externa. 

O jornal isentou as diversas frações das classes dominantes – industriais, 

banqueiros e proprietários de terra – das mazelas sociais ao centrar suas críticas ao 

“Estado Patrimonialista”, como se as agências estatais “pairassem” acima da sociedade 

e não tivessem vínculos com aqueles grupos. Tratar-se-ia de um Estado esvaziado de 

conteúdo de classe. Assim, o periódico não mostrou que muitos dos integrantes da 

sociedade política eram também “homens de negócios”, com presença em associações 
 

9 O Globo, 19/12/1989.p.1 

10 O Globo, 1/04/90.p.9, 19/03/92.p.44, 11/03/1990.p.1, 29/04/1990.p.1, 11/05/1990.p.3, 22/02/1990.p.4,  

20/03/90.p.19, 5/8/93.p.3, (grifo nosso). 

 



24 

 

 

 

empresariais. Pelo contrário, ao defender as privatizações, O Globo tendeu a criar uma 

visão apologética da “iniciativa privada”, como veremos a seguir. 

Paralela às críticas ao “excesso” de Estado na vida nacional, O Globo publicou 

uma série de matérias que enalteciam o mercado, a iniciativa privada e a “competição”, 

destacando, em especial, a importância das privatizações. Daí as manchetes: “Rio 

lucrará com nova fase da privatização”, “Consumidor será o maior beneficiado – 

empresas [de telefonia] competirão entre si e população de baixa renda terá acesso a 

serviços”, “Abertura da telefonia celular trará investimentos de US$ 5 bi”, 

“Privatização pode reduzir tarifas elétricas”, “Privatização livra as empresas das 

amarras da ineficiência”, “Empresas começam a dar lucro após a privatização” e 

“Privatizada, Light obtém grandes lucros e promete melhoria de serviço em 1998”. Os 

editoriais, parte abertamente opinativa do periódico, reafirmavam as visões de mundo 

das reportagens supostamente “objetivas” e muitas vezes se aproximavam da máxima 

de Thatcher (“there is not alternative”), como se percebe nos seguintes trechos: “o 

debate ideológico sobre a desestatização já não faz sentido, simplesmente porque não 

existe outra opção disponível para se reequilibrar as finanças”, “NÃO há outro 

caminho à vista para salvar o país da desgraça da inflação”, “A ÚNICA forma 

verdadeiramente eficaz de solucionar o problema é a privatização”.
11

 

Assim, O Globo mostrava a privatização como um passaporte para a 

“modernidade”, beneficiando todo o país e os “consumidores”. A racionalidade do 

capital – e sua busca por “produtividade” e maximização dos lucros – era estendida para 

o conjunto da sociedade. As matérias registravam o crescimento da lucratividade das ex-

estatais como se toda coletividade fosse beneficiada, colocando em segundo plano que 

tal processo era acompanhado de demissões, terceirizações e aumento da exploração 

sobre a força de trabalho. O jornal enfatizava o universo dos consumidores e do 

consumo – cujo bilhete de entrada é o dinheiro, concentrado nas mãos de uma minoria – 

em detrimento da cidadania e da universalização dos direitos (que, em tese, não são 

mercantilizados). E descartava certas temáticas, como o fortalecimento de monopólios e 

conglomerados empresariais, cuja expansão era facilitada pelas políticas liberalizantes 

(não obstante a apologia da “competição”). O periódico também não ressaltava o fato de 

que o capital se concentra em nichos de maior poder aquisitivo, oferecendo seus 

produtos e serviços a quem pode pagar. 

De maneira geral, as visões de mundo e o projeto político defendido pelo jornal 

eram reafirmados pelos colunistas, pelas entrevistas ou pelas reportagens baseadas nas 

declarações de determinadas figuras. O Globo concedeu considerável espaço a alguns 

economistas, mostrados como acadêmicos/estudiosos “neutros” de “economia”, quase 

sempre ocultando que muitos destes “especialistas” tinham profundos vínculos com o 

universo empresarial. 

Um dos economistas que mais dispôs de espaço no jornal foi Roberto Campos: 

era colunista regular, concedia seguidas entrevistas e ganhava diversas matérias 

baseadas em seus pontos de vista, como “Campos defende venda da Embratel e das 

telefônicas” e “Campos: venceu o capitalismo democrático”. Mario Henrique Simonsen 

também era permanentemente consultado pelo periódico, como em “Simonsen apoia 

liberação total das importações de automóveis”. João Paulo Reis Velloso, integrante do 
 
 

11
 O Globo, 31/12/1993.p.7, 11/07/97.p.25, 19/7/96.p.1, 28/10/95.p.30, 13/2/1994.p.1 e 21, 18/05/97.p.39, 

15/12/94.p.1, 14/06/98.p.6, 05/11/98p.6 



25 

 

 

 

Fórum Nacional, importante formulador do projeto neoliberal, era tema usual de 

reportagens: “Velloso pede flexibilização do monopólio” e “Fórum Nacional debate os 

caminhos da estabilização”. Vários integrantes das equipes econômicas dos governos 

neoliberais dos anos 90 também tinham espaço cativo em O Globo para manifestarem 

seus posicionamentos. Cabe ainda destacar a grande presença de porta-vozes dos 

organismos internacionais, como em “BIRD: monopólio do petróleo deve acabar”, 

“OMC elogia política comercial do Brasil – No entanto, a organização diz que país 

ainda precisa liberalizar mais” e “Banco Mundial ensina receita da privatização”.
12

 

Ao procurar consolidar certas figuras e/ou instituições como “autoridades” em 

economia, O Globo se aproximava do que Marilena Chauí chama de “ideologia da 

competência”, que determina aqueles que tem o direito de falar sobre certos temas por 

serem detentores de um saber e aqueles que, desprovidos de conhecimento, devem 

escutar (e obedecer) – daí manchetes como “Especialistas pedem urgência nas 

privatizações”, “Técnicos discutem nos EUA a ‘economia do populismo’” e 

“Economistas sugerem liberalização mais ampla”.
13

 

Ao mesmo tempo, O Globo concedeu pouquíssimo espaço para as visões de 

mundo contra-hegemônicas. Foram raras as entrevistas ou matérias baseadas em figuras 

vinculadas às classes subalternas e às esquerdas em geral que pudessem tecer críticas às 

privatizações e ao neoliberalismo em geral. 

A campanha privatista do jornal era reforçada ainda por matérias referentes a 

outros países, que eram apresentados como “prova” do sucesso do script neoliberal. 

Algumas matérias procuravam expor “modelos a serem seguidos”, em especial, aquelas 

que tratavam de alguns países sul-americanos. Em “México, um modelo bem sucedido”, 

sustentava-se que a economia mexicana crescia, o governo equilibrava suas contas e 

investia em programas sociais. Explicava-se que o presidente Salinas, “além de 

privatizar”, estava “abrindo a economia mexicana aos investimentos estrangeiros”. Na 

reportagem “Vizinhos deixam Brasil para trás”, afirmava-se que Chile, Argentina, 

México e Venezuela “transferiram para mãos privadas o controle de suas empresas 

públicas (...) com sucesso”, gerando “investimentos, salto de qualidade dos serviços e 

boas lições para quem pensa em seguir o mesmo rumo”. O texto “Previdência privada 

tem êxito no Chile” salientava que o capital estrangeiro era responsável por um quarto 

dos investimentos no país, sendo acompanhado das manchetes menores “Socialista 

apoia abertura econômica”, “Liberdade para importar estimula o consumo”, “Índice de 

analfabetismo não ultrapassa 2%” e “Inflação e desemprego baixam”.
14

 

Porém, nestas matérias internacionais, O Globo colocava em segundo plano 

certas informações que prejudicariam o seu esforço pedagógico entorno do 

neoliberalismo. O jornal não relacionou as crises econômicas do México (1994) e da 

Argentina (2001) com as propaladas políticas privatistas. Tampouco ressaltou que as 

desigualdades sociais e a informalidade vinham crescendo na América Latina – pelo 

contrário, para periódico, as privatizações seriam a garantia de programas sociais e 

melhoria da qualidade de vida. No caso do Uruguai, onde foi organizado um plebiscito 

(1993) no qual a população se posicionaria a respeito das desestatizações, o jornal 
 
 

12
   O   Globo, 24/12/1990.p.3,   6/2/95.p.32 e   2/03/92.p.15,   6/2/95.p.32,   24/6/92.p.18,   4/01/90.p.1, 

20/9/90.p.29, 02/11/2000.p.22, 16/9/92.p.25 

13
 CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Perseu Abramo, 2000, O 

Globo, 15/2/1995.p.25 e 19/05/90.p.3, 24/9/94.p.30. (grifos nossos). 

14
 O Globo, 14/03/1993.p.1, 25/10/93.p.14, 7/5/95.p.62. 



26 

 

 

 

anunciou que o evento ocorreria, mas não publicou o seu resultado: a maior parte dos 

uruguaios se colocou contra a venda das empresas públicas. O Globo optou pelo 

silenciamento, pois se tratava de um “mal exemplo”. 

Quanto à cobertura da venda das estatais, o padrão geral das matérias era assim 

composto: a) ênfase nos valores arrecadados pelos governos e nos investimentos 

prometidos pelos compradores (“União arrecada R$ 154 milhões com a privatização da 

Embraer”; “Embratel terá investimento de R$1 bilhão ao ano”); b) destaque para 

melhorias nos serviços (“Mais e melhores celulares – (...) espanhóis da banda A trarão 

novos serviços”); c) apoio à participação do capital estrangeiro nos leilões (“Capital 

externo, seja bem vindo – Governo decide liberar a participação dos estrangeiros na 

privatização da Telebrás”; “Ingleses levam Comgás com ágio recorde – British Gas e 

Shell arrematam por R$1,65 bilhão”.
15

 Portanto, as privatizações eram legitimadas, pois 

o governo estaria melhorando sua arrecadação, as estatais sendo vendidas de modo 

favorável (daí a ocorrência de ágios), o país estaria recebendo investimentos, em 

especial dos estrangeiros, e os consumidores obtendo melhores produtos. 

Outras temáticas, que poderiam estimular nos leitores críticas às privatizações, 

eram menos realçadas por O Globo, como o fato dos governos aumentarem as tarifas 

das empresas públicas, realizarem investimentos nas mesmas e incorporarem suas 

dívidas às vésperas dos leilões de modo a tornar as estatais mais interessantes – leia-se 

lucrativas – para os futuros proprietários. Tampouco salientou que os compradores 

recebiam generosos financiamentos públicos e se valiam de “moedas podres” (títulos de 

dívidas públicas) para arrebatarem as estatais. Tais questões poderiam até aparecer nas 

matérias e sua presença era importante para justificar a afirmação de que o jornal era 

“independente”, posto que também apresentava assuntos desfavoráveis ao processo de 

desestatização. Porém, essas temáticas eram indiscutivelmente minoritárias em meio ao 

domínio inconteste de textos apologéticos do “mercado” e da venda das estatais. 

O fato dos governos neoliberais promoverem políticas de demissões em larga 

escala nas estatais, procedimento mantido pelos compradores, também poderia 

fortalecer opiniões contrárias às privatizações. Porém, O Globo tratou das demissões de 

forma a torná-las legítimas, utilizando termos como “saneamento” e “reestruturação”. 

Daí manchetes como: “Governo anuncia saneamento na RFFSA para futura 

privatização”, “Credireal, mais enxuto, vai ser privatizado” e “Bozano: reestruturação 

no Banerj está concluída”. Na matéria  “Vale reduz pessoal para ser privatizada”, 

afirmava-se que o objetivo era fazer com que a mineradora se mantivesse “competitiva 

no mercado internacional”. Outras reportagens justificavam as demissões de modo 

similar: na CEG e na Cerj, as medidas de “saneamento” ocorriam para fazê-las “mais 

rentáveis”; na Vale, o propósito era manter a empresa “competitiva no mercado 

internacional”; na Embraer, a meta era “adaptar a fábrica às condições de mercado”.
16

 

Percebe-se que a ênfase da cobertura não era a situação dos trabalhadores que 

repentinamente viam-se desempregados, mas sim no fato das empresas estarem se 

tornando “competitivas”, em “condições de mercado” e “rentáveis”. Nesse sentido, o 

jornal procurava universalizar os interesses do capital, estender para toda a sociedade a 

racionalidade capitalista e sua busca por maximização dos lucros. Tal racionalidade era 
 

 
 

15
 O Globo, 22/5/96.p.21, 30/07/98.p.32, 26/07/98.p.33, 16/05/98.p.25, 15/04/99.p.33 (grifos nossos) 

16
 O Globo, 12/08/1990.p.11, 20/7/96.p.23, 26/12/96.p.1, 17/12/96.p.23, 30/12/94.p.23, 21/04/97.p.27, 

14/5/95.p.1, 14/5/95.p.1, 30/11/95.p.27, 2/11/90.p.17 (grifos nossos). 



27 

 

 

 

vista como prioridade, sobrepondo-se ao fato de que milhares de pessoas perdiam seus 

empregos em virtude desta busca por “eficiência”. 

O jornal fazia o oposto quando tratava das manifestações sindicais contrárias às 

medidas neoliberais, pois as colocava em contraposição aos interesses da sociedade. 

Dois casos podem exemplificar tal postura de O Globo: as greves da CSN (1990) e da 

Petrobrás (1995), em oposição, respectivamente, à privatização da siderúrgica e ao fim 

do monopólio estatal no setor petrolífero. Em ambas as coberturas, o periódico 

destacava os prejuízos ao país causados pelos movimentos paredistas: “Greve na CSN 

força a Nestlé a importar”, “Cancelamento reduz venda da usina às montadoras” e 

“Greve causou prejuízo de US$ 45 milhões à empresa [CSN]”, “Petroleiros, em greve, 

ameaçam cortar abastecimento”, “Corte de gás já atinge 50 indústrias em São Paulo”, 

“Combustível começa a ser racionado”, “Botijão de gás começa a faltar no Estado do 

Rio” e “Longas filas para comprar gás prometem se repetir”.
17

 

Nesse sentido, fica clara ação do “partido” O Globo de desqualificar as 

mobilizações das classes subalternas, contribuindo para sua criminalização, ao mesmo 

tempo em que procurava vulgarizar as ideias neoliberais e criar um consenso entorno 

das políticas privatistas. A cobertura do periódico demonstra que Fernando Henrique 

Cardoso, flagrado no “escândalo dos grampos”, não estava equivocado ao tratar do 

apoio da mídia às desestatizações: “Está demais, não é? Estão até exagerando”.
18

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

17
 O Globo, 7/08/1990.p.21, 9/08/90.p.32, 12/08/90.p.1, 3/5/1995.p.31, 19/5/95.p.1, 22/5/95.p.15, 

24/5/95.p.1, 31/5/95.p.26 

18
 Apud KUCINSKI, Bernardo. A mídia de FHC e o fim da razão IN LESBAUPIN, Ivo (org). O 

desmonte da nação: balanço do governo FHC. Petrópolis: Vozes, 1999.p.199. Neste diálogo, FHC se 

referia especificamente à privatização do Sistema Telebrás. 


