POLÍTICAS URBANAS NO CONTEXTO DO CAPITALISMO GLOBAL E O USO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS NOS ESPAÇOS DE ELITE NA CIDADE DE FORTALEZA.

Autores

  • Fábio Macedo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Geísa Mattos Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v6i12.442

Resumo

Este artigo se baseia em um estudo etnográfico realizado em um dos principais espaços públicos de um tradicional bairro de classe média alta na cidade de Fortaleza, no Nordeste do Brasil. Concentramo-nos em refletir, a partir do caso da Praça das Flores, no centro do bairro Aldeota, sobre a dinâmica de usos feitos de investimentos públicos e privados nos espaços urbanos, e como estes são indicadores de outros modos de manutenção e reforço de diferentes tipos de capitais e privilégios das elites nas cidades no contexto do capitalismo global. Analisamos a dinâmica de privatização da praça e de sua área verde por parte de uma importante incorporadora imobiliária, buscando entender como este grupo mobilizou interesses privados através de uma política urbana de “Adoção de Praças e Áreas Verdes”, realizando investimentos milionários em bairros de elite e reforçando formas de desigualdades de classe e raça na cidade, visto que estes investimentos não chegam em igual medida nos espaços urbanos da periferia.

Downloads

Publicado

25/07/2022

Como Citar

Macedo, F. ., & Mattos, G. . (2022). POLÍTICAS URBANAS NO CONTEXTO DO CAPITALISMO GLOBAL E O USO DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS NOS ESPAÇOS DE ELITE NA CIDADE DE FORTALEZA. Entropia, 6(12), 162–181. https://doi.org/10.52765/entropia.v6i12.442