Edições anteriores

  • Só a Luta muda a Vida
    v. 8 n. 15 (2024)

    Em 8 de janeiro de 2023, o Brasil assistiu assombrado o avanço da turba que ao destruir o Congresso, o Planalto e o STF buscava destruir a própria democracia brasileira. Nós, do Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia (LMSM) que controla a revista Entropia publicamos nota nas redes sociais condenando a ação golpista e defendendo a manutenção do governo eleito do presidente Lula.

    Escrevemos: “Em 1985, após 21 anos de trevas, arbítrio, violência estatal e graves violações dos direitos humanos, o Brasil retomou os rumos do processo de democratização, brutalmente interrompido pelo golpe civil-militar de 1964.

    A Constituição de 1988, ainda que com limitações, reforçou esse compromisso com a democracia e fundamentou as bases da Nova República – processo em franca deterioração desde 2016.

    Com a vitória eleitoral do Sr. Jair Messias Bolsonaro, aprofundou-se a ameaça contra o Estado Democrático de Direito. Aliás, desde que tomou posse, o presidente vem manifestando diuturnamente o seu desprezo pelos princípios mais elementares da vida democrática.”

    E terminamos com um chamado aos nossos parceiros: “Nós do LMSM nos posicionamos na defesa da democracia no Brasil. Não nos omitimos e não nos calaremos frente aos preparativos, cada vez mais nítidos, de uma nova aventura golpista, instaurando uma nova jornada de arbitrariedades, violência e terror.

    A ciência jamais poderia se calar frente às sombras do irracionalismo e à impostura dos que dela se utilizam apenas como recurso retórico.

    O LMSM conclama seus parceiros a uma firma posição contra o golpe e em favor da democracia.”

    Um ano após  o triste episódio, o LMSM e a revista Entropia congratula-se com o povo brasileiro que ainda pode respirar a liberdade democrática.

  • A Retomada do Brasil e a Luta pela Democracia
    v. 7 n. 14 (2023)

    O processo de reconstrução do Brasil é lento. Muito pouco foi feito entre 2016 e 2022 e muito mais foi destruído. No campo acadêmico buscamos retomar pesquisas, lutamos por mais financiamentos, pela visibilidade das pesquisas e por mais verbas para as Universidades públicas.

    Entropia completou seu 7º ano de existência. Referendada pela CAPES com avaliação A4 no Qualis. Mas, principalmente, apoiada por inúmeros pesquisadores e pesquisadoras que contribuem cotidianamente para a difusão da ciência brasileira e que generosamente publicam conosco.

    Conseguimos e mantemos interlocução com nossos irmãos e irmãs da América Latina. Interlocução fundamental  para integrar sociedades díspares e, ao mesmo tempo, com tantas experiências comuns.

    Por tudo isso, convidamos a leitura reflexiva de mais uma edição de Entropia.

    Boa leitura.

  • A retomada da esperança e o recuo da extrema direita
    v. 7 n. 13 (2023)

    Em 2023, novos ventos sopram pelo Brasil. Já sopravam na Colômbia, Argentina, Chile e Bolívia, entre outros países.
    Para os que vivem e produzem pesquisas na academia brasileira, esses novos ventos sopram, esperanças. Valorização do trabalho docente, da ciência e da pesquisa. Incentivos e financiamentos públicos são esperados. O fim do medo de produzir pesquisas que fossem contrárias aos interesses dos grupos conservadores que apoiavam o ex-presidente derrotado em 30/10.
    Esperanças que a Entropia, vítimas de ataques cibernéticos que a deixaram fora do ar por mais de um mês, incorpora. Em 08/01/ 2023  tivemos clareza acerca do que o Brasil enfrentou. Um ataque deliberado aos três poderes, o executivo, o legislativo e o judiciáriuo, marcou o Distrito Federal com cenas de violência terrorista enaltecida nas mídias sociais golpistas. Eis um mote para um futuro dossiê.
    Após quatro anos de descaso com a ciência e a pesquisa esperamos novos tempos. E contamos com nossos parceiros e parceiras nessa empreitada. Que venham os novos tempos.
    Coroando a seriedade da equipe editorial da revista Entropia, fomos brindados com a nota A4 na 1a avaliação efetuada pela CAPES. Fruto da qualidade dos artigos publicados.

  • Movimento Sociais e a retomada das ruas
    v. 6 n. 11 (2022)

    Iniciamos 2022 com mais um novo capítulo da revista Entropia.  Continuamos divulgando as produções de pesquisadores jovens e com maior experiência.  Somos um espaço plural que faz da divulgação científica um marco central.

    O ano de 2022 se apresenta com particularidades. Eleições presidenciais trazendo a expectativa de elegermos um governo compromissado com a ciência, a pesquisa, a educação, a cultura, o meio ambiente, entre outros importantíssimos pontos; bicentenário da independência nacional, 100 anos da fundação do PCB.

    Nosso primeiro dossiê analisa os 100 anos do PCB (nascido como Partido Comunista do Brasil, seção da Internacional Comunista). Não será discutido qual dos dois partidos expressam o real PCB, mas sim, como a fundação e manutenção do PCB têm contribuído para a constituição de uma cultura política no país. Pesquisadores da história do PCB contribuíram para esse dossiê que foi organizado pelo professor doutor Hiran Roedel.

  • MOVIMENTOS SOCIAIS NA RUA: ASSIM SE DEFENDE A DEMOCRACIA
    v. 5 n. 10 (2021)

    A ciência no Brasil foi duramente atingida pela pandemia. Enfrentando desde 2019 um governo que a desqualificava, assitimos com a pandemia a perda de intelectuais, o encolhimento de congressos e outras perdas que nos afetaram. A revista Entropia em seu número 10, continua nesses tempos sombrios divulgando pesquisas no campo das Ciências humanas.  E nós, da equipe editorial, convidamos a leitura dessa edição.

  • Brasil em tempos de Pandemia
    v. 5 n. 9 (2021)

    2020 passou. Tempos estranhos. Pandemia, isolamento social. Um presidente negacionista. Centenas de milhares de mortos no Brasil.  Mudanças estruturais snas aulas nas universidades e na educação básica.

    Ciência sob ataque. Redução de verbas para a pesquisa no Brasil. Apesar de tudo, de todas as dificuldades, a produção científica brasileira se mantém. Estudos foram realizados de forma significativa em todas as áreas de conhecimento.

    Aqui, a revista Entropia, continua tentando ser um baluarte para novas reflexões brasileiras e latino americanas em tempos de trevas. A nova edição consolida o caráter plural da revista em suas abordagens. mostra que temos muito a pensar, a refletir e a construir nas ciências humanas.

    Convidamos para a leitura da nova edição de Entropia.

  • Movimentos Sociais e a Luta pela Democracia
    v. 4 n. 8 (2020)

     

    Num ano marcado pela pandemia do COVID-19, paralisando o cotidiano das pessoas, provocando sofrimento, perdas e uma percepção da fragilidade humana, onde no Brasil fomos vítimas de um governo negacionista e anticiência que tudo fez e foi vitorioso em sua estratégia de necropolítica, com o país se tornando o segundo em casos da doença e no número de mortes em todo o mundo, mantivemos a certeza que diante das trevas do irracionalismo, pesquisar, produzir e publicar se tornam uma tarefa para lutar contra o obscurantismo.

    A tarefa foi concretizada. Mais uma edição da Entropia está sendo publicada. Com abordagens múltiplas de pesquisadores oriundos de todos os centros de pesquisa do Brasil e do continente americano.

  • os movimentos sociais e o trabalho
    v. 4 n. 07 (2020)

    O número 7 da revista Entropia mantém sua política de valorização de publicação
    de jovens pesquisadores e pesquisadoras brasileiros e latinos americanas.
    Nesse número 7, teremos uma vasta gama de artigos focados nas relações entre
    os movimentos sociais e o trabalho, apresentando as experiências alternativas construídas pelos movimentos sociais para superação de seus problemas cotidianos.

  • Movimentos Sociais na América Latina: Participação e Resistência Popular
    v. 3 n. 6 (2019)

    Mantendo o espaço da revista como um lócus de diálogo com a produção de pesquisas sobre movimentos sociais, mídias e seus pontos de interlocução, a edição número 6 de Entropia continua a publicar textos que tratam das variadas formas de resistência dos movimentos sociais e das experiências de participação popular na vida política da América Latina e, em especial, do Brasil.

  • Movimentos Sociais: Resistência e luta ante os novos governos conservadores na América Latina
    v. 3 n. 5 (2019)

    Movimentos Sociais: Resistência e luta ante os novos governos conservadores na América Latina

    A edição número 5 da Revista Entropia, abre espaço para dialogar com as pesquisas oriundas da América Latina fortalecendo a integração entre pesquisadores. Com um conjunto de temas acerca de problemas comuns no campo social e na própria apreensão da mídia, mantemos a proposta de uma campo de interlocução necessária na pesquisa acadêmica latino americana.

     

     

  • Movimentos Sociais na América Latina: A atualidade da luta e formas de comunicação
    v. 2 n. 4 (2018)

    Movimentos Sociais na América Latina: A atualidade da luta e formas de comunicação

    A edição número 4 da Revista Entropia, continua seu diálogo com a produção científica latino-americana.  Buscando sua internacionalização e trazendo pesquisas originais, Entropia procura construir pontes com universidades latino-americanas, sem abrir mão de se tornar um espaço para a publicação de pesquisas realizadas nas universidades brasileiras.

  • América Latina: Abordagens sociológicas
    v. 2 n. 3 (2018)

    O número 3 da revista Entropia consolida sua atuação junto a jovens pesquisadores brasileiros, além de se abrir aos pesquisadores latino americanos participantes do XXXI Congresso da ALAS (Associação Latino Americana de
    Sociologia).
    Nesse número 3, teremos uma vasta gama de artigos focados nas relações entre movimentos sociais, no contato mídia e movimentos sociais e no próprio papel da mídia e das redes no cotidiano contemporâneo.

  • OS IMPASSES POLÍTICOS DE 2018 E O OLHARES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA MÍDIA
    v. 1 n. 2 (2017)

    O segundo número da revista Entropia manteve o foco na divulgação de pesquisas vinculadas à temática dos movimentos sociais e mídia.
    Na atual edição, teremos uma conjunto de artigos que abarcam diversos temas ampliando os olhares sobre a produção científica no Brasil.

  • OS CONFLITOS APÓS 2013 E SEU IMPACTO NA MÍDIA BRASILEIRA.
    v. 1 n. 01 (2017)

    Visando refletir a grandeza da desordem no interior da sociedade brasileira e, de que forma, a ordem se encontra ante as incertezas e, como a mídia vai refletir tais tensões procuramos valorizar nesse número reflexões sobre a emergência dos conflitos após 2013 e seu impacto na mídia brasileira.