UMA DANÇA NACIONAL: O PIAUÍ ACOMPANHA O RITMO “PRA FRENTE BRASIL”

Autores

  • Carlos Alberto de Melo Silva Mota Universidade Federal do Paiuí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v6i12.443

Resumo

 Ao percorrer pelas sendas históricas do Brasil na década de 1970 podemos observar rastros espessos em torno do projeto político dos militares. Visualizamos que os generais buscavam perpetuar sua posição no comando federal, para isso utilizaram recursos como atos institucionais, limitações ao congresso e projetos políticos. Dentre esses projetos observa-se um alinhamento em torno do discurso de integração nacional, onde estados outrora marginalizados — como o Piauí — são impulsionados ao crescimento, por meio de governos que valorizavam a construção civil como ferramenta para inserção no “milagre brasileiro” econômico. Constata-se então um discurso híbrido, que relaciona o local e o global na construção de signos ufanistas de um Brasil gigante, cuja imprensa figura como a principal porta voz dos feitos da ditadura, consequentemente legitimadora do Golpe. O estudo constitui-se de uma pesquisa de caráter empírico a partir de documentos oficiais e de matérias jornalísticas do período, que são analisados a partir da interlocução com os estudos de Robert Darnton (2016), Anne-Marie Smith (2000), Beatriz Kushnir (2012), Carlos Fico (2008) e Cláudia Fontineles (2015).

 

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Publicado

25/07/2022

Como Citar

de Melo Silva Mota, C. A. . (2022). UMA DANÇA NACIONAL: O PIAUÍ ACOMPANHA O RITMO “PRA FRENTE BRASIL” . Entropia, 6(12), 182–197. https://doi.org/10.52765/entropia.v6i12.443