ASPECTOS SOBRE A IDEOLOGIA E A CULTURA EDUCACIONAL NO BRASIL COLÔNIA

Autores

  • Diego Dantas UFF/NuFIPE

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v9i17.569

Resumo

Este ensaio estuda as manifestações sobre as relações sociais coloniais e os jesuítas, discorrendo numa breve digressão sobre o que estamos entendendo como ideologia e cultura educacional. Para esta pesquisa, é com o manuseio metodológico destes dois conceitos que se fará mais claro como que a Igreja, melhor dizendo, a Companhia de Jesus servia de suporte ideológico de um projeto de Estado que tinha no pacto colonial, seu fundamento central com desdobramentos em primeiro plano, econômico, e em segundo plano, cultural e moral.  Todo este mecanismo do aparelho colonial servia como suporte ideológico, material e prático tendo em vista a reprodução do sistema, e se valendo das corporações de ofícios para não ocorrer desabastecimento dos serviços básicos, contando com a ideologia de servidão composta por escravos, índios e brancos pobres, e na casta superior pela prole dos senhores de engenho, que eram dotados da ideologia cartorial e de autoridade.

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Publicado

11/04/2025

Como Citar

Dantas, D. (2025). ASPECTOS SOBRE A IDEOLOGIA E A CULTURA EDUCACIONAL NO BRASIL COLÔNIA. Entropia, 9(17), 201–218. https://doi.org/10.52765/entropia.v9i17.569